Utopia Online

‘O meu guri’ é alerta para a sociedade

Posted by jornalutopia em outubro 14, 2008

O caso de Chico Buarque é extraordinário, um dos compositores que mais tratou do tema desigualdade em suas músicas, seja econômica, cultural ou de direitos. A letra é uma das obras que influenciaram e continuam a levar reflexão a diversas pessoas de posições sociais diferentes.

O meu guri faz referência clara ao caso da violência urbana causada pela desigualdade de renda. O personagem central da música é um garoto que vive com problemas financeiros e que passa a cometer assaltos para conseguir uma renda para se manter. A canção leva a pensar nos seguintes aspectos: Até que ponto a falta de recursos básicos interfere no amadurecimento de jovens?

A desigualdade é capaz de produzir frutos devido à sua influência ou cada indivíduo já nasce com as características que irá demonstrar durante a vida? Dedicar algum tempo para conhecer a obra de Chico Buarque é uma possibilidade de obter um retrato fiel da sociedade brasileira.

 

‘O meu guri’

+ Saiba mais sobre o músico

 

 

2 Respostas to “‘O meu guri’ é alerta para a sociedade”

  1. Verdade. Fui assaltada esta semana por dois guris que apenas queriam meu celular (para trocar por drogas). O ponto do assalto é super manjado em Santo André, como não sou de lá me ferrei. Policiamento não há então as pessoas simplesmente evitam o local. Pude perceber que não havia perversão nos guris que me assaltaram, apenas falta de perspectiva e drogas. Este é o mundo em que vivemos. Uns com muita perspectiva mas muitos com nenhuma. Desde a época de Mandela, a humanidade desde seus primórdios aliás, é assim. Até quando reinaremos por aqui? Às vezes acho que vamos explodir uns aos outros.

  2. […] ‘O meu guri’ é alerta para a sociedade […]

Deixe um comentário

 
