Utopia Online

Brasil mostra a sua cara!

Posted by jornalutopia em novembro 2, 2008

                                                                                                                                                    Mariane Simon

O Carnaval é uma festa popular, que adquire características diferentes em cada região brasileira.

Os cultos religiosos emprestam um colorido especial à festa em terras baianas. No Rio de Janeiro, as escolas de samba protagonizam o espetáculo visto por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Pernambuco, um só bloco reúne 1,5 milhão de foliões. Em São Paulo, a moderna passarela do samba reúne escolas cada vez mais belas e luxuosas, levando aos paulistanos e turistas um carnaval com identidade própria.

Luxo e beleza marcam os desfiles e shows. As músicas, fantasias e alegorias trazem temas importantes sobre história, problemas brasileiros ou então, homenagem a  personalidades do Brasil e do mundo.

Desde o início o carnaval é uma comemoração, na qual todos se misturam, onde a desigualdade social desaparece em alguns momentos.  Obviamente, não se extingue, mas deixa a sensação de que todos são iguais e que a separação existente no cotidiano não existe. No carnaval, as pessoas se distanciam dos problemas e acreditam, mesmo que por uns instantes, que todos são iguais, ouvem a mesma música, consomem os mesmos produtos, não tem diferenças.

É estranho pensar que somente no carnaval as pessoas não pensem nos problemas, ou tentam se igualar. Porém, assim que acaba a folia, cada um vai para seu lado viver com seu grupo social e, os jornais param de mostrar todos sorrindo e dançando e voltam a colocar a desigualdade social em primeiro plano.

Será que não é possível deixar de mascarar os problemas através de uma euforia passageira e passar a utilizar a maior festa popular mundial para lançar uma alerta em relação aos problemas enfrentados pelo Brasil e por todo planeta? Fica a dúvida.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: